segunda-feira, 10 de agosto de 2009

BARATA VOA - vale tudo, menos porrada –


Na edição da semana passada, publiquei dez frases de bar de Mark Twain, que me foram enviadas por minha meia-irmã Alice Barreira. Bem, instaurou-se uma polêmica a respeito. Aí vão o e mail que recebi e a resposta de Alice. Tirem as crianças da sala e pulem pra debaixo da mesa que lá vem chumbo!



Caro Cesar Cardoso,

Li no seu blog o texto de uma tal Alice Barreira citando dez frases do grande Mark Twain sobre bares. Sou um admirador de Mark Twain, que considero o fundador da moderna literatura americana que, por sua vez, serviu de base para o grande cinema americano, fornecendo muito mais do que narrativas, fornecendo formas de narrar que estão aí até hoje. Mas não me consta que Mark Twain tenha escrito aquelas frases, nunca as li. E olha que posso dizer que li quase tudo do grande escritor. As frases tentam ter o estilo direto, contundente de Mark Twain, mas caem antes disso, revelando-se um mero pastiche que não sei de onde essa tal de Alice Barreira tirou.

Atenciosamente,

Marcos Heffman


Meu caro Marcos,

Seu nome já me parece um pastiche do nome de Mark Twain, e ainda por cima com esse “essezinho” balançando aí no final como o rabo de um cachorro capacho. Se você nunca leu aquelas frases foi por sua própria incompetência e devia estar abanando o seu rabinho de alegria por eu te dar essa oportunidade. É claro que Mark Twain escreveu aquelas frases! Quando e como? Aí são outros quinhentos. Twain vivia tão bêbado que muitas vezes escrevia em qualquer pedaço de papel ou em qualquer lugar da sua mente. Mas tudo ficava escrito. E eu, quando leio um autor, leio mesmo, não me restrinjo aos livros publicados. Se for preciso, profano o túmulo do cidadão e arranco de lá seus ossos ou o que tiver sobrado de seu gênio. Meus métodos de pesquisa literária vão além dos gabinetes onde gente como você baba em cartas amarelecidas. Você precisa de mais duas encarnações para descobrir de onde eu tirei esses textos inéditos de Mark Twain. Nessa aqui, contente-se em ler o que lhe damos, eu e Mark. Pérolas aos porcos.

E atenciosamente é o cacete! Despeço-me com um beijo na sua boca!

Alice Barreira

4 comentários:

  1. Cara, sou teu fã! Sempre leio teus textos na Caros Amigos.
    Adoro seu estilo de escrita, a ironia, o humor refinado.
    Vc é uma inspiração pra mim, escritor enferrujado e sem jeito.

    Abraço,
    Breno.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Roberto,
    Super obrigado pelo elogio. Isso realmente me anima a seguir em frente. E eu também pego inspiração em quem eu gosto, pra ir adiante. Vá adiante também, ok?
    Abração
    Cesar

    ResponderExcluir
  3. Cesar,
    Minha mãe, Ana Regina, me indicou seu blogger. Vim conhecer e adorei! Parabéns! Viva a criatividade e o livre pensar!
    Uma inspiração, como disse o amigo aí de cima.

    Grande abraço,
    Raphael

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Raphael,

    Volte sempre.

    Abração

    Cesar

    ResponderExcluir