sexta-feira, 29 de outubro de 2010

SALTA UMA CAROS AMIGOS NA MESA 5!


Já está nas melhores bancas do ramo a nova edição da revista Caros Amigos. Além deste cronista que vos fala (e cuja a crônica vós podeis ler abaixo), a revista traz: entrevista com o jurista Fábio Konder Comparato, a perseguição ao Funk, a luta política na Venezuela, a destruição contínua do Iraque pelos EUA, as mulheres no Irã, as favelas incendiadas em Sampa e muito mais, sem falar no timaço de colunistas que todo mês dá um show de bola por lá. Vai já na banca comprar. Anda, seu preguiçoso! Depois você lê a minha crônica aí embaixo. Vai!

LEIA ESTA CRÔNICA E VENÇA NA VIDA!

Acabaram-se as eleições, estamos livres dos mentirosos do horário eleitoral e podemos voltar a mentir por conta própria e a qualquer hora. Eu já comecei lá no título da crônica. Você não vai vencer na vida lendo isso aqui nem fazendo coisa alguma. A vida termina sempre com uma derrota chamada morte. E ponto.

Só que essa afirmação também pode ser mentira. A mentira é só uma verdade que esqueceu de acontecer, mas ela vem sendo perseguida através dos tempos. Mentir é feio, é pecado, é anti-ético, é contra-revolucionário. Cada um tem seus motivos pra condenar a mentira e no entanto não fazemos outra coisa a não ser mentir. Acordar e dar bom dia a essa altura da humanidade é mais do que otimismo: é cascata pura. O planeta não tem recursos pra sustentar nosso consumo e a temperatura vai subir até derreter todos nós: bom dia por quê? Além disso, você está indo pra praia, pra um barzinho tomar caipirinhas, pra um cineminha e vai fechar o dia no motel? Ou vai deixar as crianças atrasadas na escola, se meter no metrô lotado e ir pro trabalho, aturar seu chefe? Bom dia? Você só pode estar de sacanagem!

Mas não se desespere: eu minto, tu mentes, ele mente. Eis a verdade nua e crua. Contar lorotas, potocas, patranhas, imposturas, enganos, fraudes ou falsidades já virou até profissão. Está aí a publicidade que não nos deixa mentir, porque mente primeiro e com muita verba. E nem Deus escapa: se Caim mentiu quando Ele perguntou onde estava o Abel, Deus mentiu primeiro, quando fingiu que não sabia. Ele não é onisciente e onipresente?

Então, vamos descriminalizar a mentira já! Afinal, diga a verdade: tem coisa melhor do que mentir?

4 comentários:

  1. Tenho quaaaaase 72 anos, sou alta, magra mas bem administrada em certos ângulos, olhos ora verde ora azuis e ,quando quero, negros,mais linda que Ava Gardner, mais mimosa que Viven Leight (Juliana Paes?Ô Q?!), voz da Ella (Aaaah nããão, essas "ucas" do momento nem...)e mais rica que a filha do Sarney. Juro.
    Edith Sarmento Dutra

    ResponderExcluir
  2. E duvidar por que, não é, Edith? Logo nós, praticamente gêmeos...

    Beijos

    Cesar

    ResponderExcluir
  3. kkk, César, nessa eleições teve overdose de mentira. Tá na hora de descriminalizar;

    Mentir é bom demais, ajuda mesmo, principalmente se a pessoa não ouvir mesmo, a não ser q vc minta o q ela quer ouvir.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Segundo o dicionário mentira vem do latim. Agora, a verdade vem daonde?

    Abraço

    Cesar

    ResponderExcluir