sexta-feira, 29 de outubro de 2010

MERCADO FINANCEIRO - o melhor investimento para o seu dinheiro


Nesta semana o Mercado foi dormir nervoso e em vários dias acordou todo urinado. Parece que terá que usar fraldão geriátrico mesmo. Segundo os Índices Dow Jones e Bovespa os melhores papéis para investimentos no momento são AUGUSTO MONTERROSO ao portador e JORGE LUIS BORGES preferencial. Vejam alguns exemplos:


O VÉU DE PENÉLOPE, OU
QUEM ENGANA A QUEM

Faz muitos anos vivia na Grécia um homem chamado Ulisses (que apesar de ser bastante sábio era muito astuto), casado com Penélope, mulher bela e singularmente dotada cujo único defeito era sua exagerada mania de tecer, costume graças ao qual conseguia ficar sozinha longas temporadas.

Diz a lenda que em cada ocasião em que Ulisses com sua astúcia observava que apesar de suas proibições ela se dispunha a começar de novo um dos seus intermináveis tecidos, podia-se vê-lo às noites preparando às escondidas as suas botas e uma boa barca, até que sem dizer nada ia percorrer o mundo e em busca de si mesmo.

Dessa maneira ela conseguia mantê-lo afastado enquanto flertava com os seus pretendentes, fazendo-os acreditar que tecia enquanto Ulisses viajava e não que Ulisses viajava enquanto ela tecia, como pode ter acreditado Homero, que, como se sabe, às vezes dormia e não se apercebia de nada.

Fábula de Augusto Monterroso, em A Ovelha Negra e Outras Fábulas, da Editora Record, e que se encontra esgotado. Mas eu acabei de comprar um exemplar pesquisando nos sebos da internet. (Ei, dona Record, quando é que a senhora vai reeditar esse livro do Monterroso e aproveitar para lançar mais uns livros dele, hein? Hein? HEIN?)


O labirinto

Esse é o labirinto de Creta. Esse é o labirinto de Creta cujo centro foi o Minotauro. Esse é o labirinto de Creta cujo centro foi o Minotauro que Dante imaginou como um touro com cabeça de homem e em cuja trama de pedra se perderam tantas gerações. Esse é o labirinto de Creta cujo centro foi o Minotauro que Dante imaginou como um touro com cabeça de homem e em cuja trama de pedra se perderam tantas gerações assim como María Kodama e eu nos perdemos. Esse é o labirinto de Creta cujo centro foi o Minotauro que Dante imaginou como um touro com cabeça de homem e em cuja trama de pedra se perderam tantas gerações assim como María Kodama e eu nos perdemos naquela manhã e continuamos perdidos no tempo, esse outro labirinto.

Texto de Jorge Luis Borges, em Atlas, seu novo livro, em parceria com María Kodama, recém-lançado pela Companhia das Letras e composto de textos e fotos, ou, como melhor explica Borges, “cada título abarca uma unidade feita de imagens e de palavras”. Corra até a livraria mais próxima de sua casa e compre logo! Anda! Depois você volta e continua a ler o PATAVINA’S.

2 comentários:

  1. É mesmo, César, precisamos escrever poemas sobre a bolsa de valores.

    Um haikai bloomberg, né?

    ResponderExcluir
  2. Investir nas metáforas ao portador!

    Abraço

    Cesar

    ResponderExcluir