terça-feira, 12 de outubro de 2010

AVISO AOS NAUFRAGANTES








NOITES DE AUTÓGRAFO DO REINALDO
O humorista Reinaldo, do Casseta & Planeta, não abandonou sua porção cartunista e acaba de lançar pela Editora Desiderata um livro genial, onde ele cria noites de autógrafos hipotéticas de mais de 60 autores de diversas épocas, estilos e lugares. Com prefácio de Sérgio Augusto (quando é que sai um livro novo dele, hein?), o livro revela Fernando Pessoa dando autógrafo para Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro, Kafka e sua barata, Poe e seu corvo, Primo Altamirando e Tia Zulmira pedindo autógrafo pro Stanislaw Ponte Preta e até o Mandrake dos quadrinhos perdido num lançamento do Rubem Fonseca. Vale a pena.

LIÇÕES DE EROTISMO & POESIA
O poeta e professor Oswaldo Martins vai dar uma oficina de Poesia Erótica na Estação das Letras. A proposta do curso é “observar a emergência do erótico na poesia, suas manifestações e significados. Serão abordados temas como o significado do erotismo na literatura; a Priapéia greco-romana; a poesia nos jardins de Vênus; erotismo e modernidade. Análise da obra de Gregório de Mattos, Bernardo Guimarães, Verlaine, Baudelaire e Manuel Bandeira.”
O curso vai de 19 de outubro a 14 de dezembro, sempre às terças, de quatro e meia às seis e meia da tarde e custa duas prestações de 200 pratas. Eu já reservei a minha vaga. Ah, a Estação das Letras fica na Rua Marquês de Abrantes, 177, no Flamengo (Rio de Janeiro) E o telefone é (21) 3237-3947.

RIBAMAR
Esse é o título do novo livro de José Castello, lançado pela Editora Bertrand Brasil. Castello nos traz um romance onde o personagem – que também se chama José – faz uma viagem à terra natal do pai – Ribamar – buscando entender a relação que teve com ele. José também decide escrever um livro sobre essa relação, em mais uma viagem – desta vez para dentro de si mesmo. Mas afinal, o que vão construir esse personagem e esse autor homônimos? A literatura dará conta desse desencontro? Unirá os pontos que a vida deixou descosturados? Ou abrirá outros fundos de poços nesse poço sem fundo? Leia o livro, refaça as viagens de José e embarque nas suas próprias.

LITERATURA DE PRIMEIRA NA INTERNET
Grandes leituras na telinha do computador. A revista Pessoa é uma delas. Deixo eles mesmos se apresentarem: “Além de ser uma clara homenagem ao poeta maior da língua portuguesa, a revista Pessoa [...] pretende também ser um agente de intermediação entre os sujeitos da criação cultural e os sujeitos da transformação da língua. Uma revista baseada em poucos, mas sólidos princípios: promoção e incentivo à leitura, respeito à diversidade de ideias e tendências, intercâmbio entre as culturas dos povos que formam a comunidade lusófona. A revista traz textos de Marina Colasanti, Fabrício Carpinejar, do angolano João Melo e do moçambicano Luiz Carlos Patraquim, e ainda matérias sobre Saramago, Fernando Pessoa em quadrinhos e no cinema, as literaturas africanas de língua portuguesa etc. Revista Pessoa: http://www.revistapessoa.com/

A nova edição do site Germína traz entrevistas com Claudio Willer, Ruy Espinheira Filho, Santiago Nazarian e a coluna A Genética da Coisa, onde José Aloise Bahia convida mais de 30 escritores a publicar um texto e conversar sobre a criação dele com o leitor. Dentre os autores estão Silvana Guimarães, Alberto Pucheu, Ana Peluso, Rodrigo Souza Leão, Claudio Daniel e Jusssara Salazar. E tem muito mais no Germína, que está mais criativo que nunca. Germína - http://www.germinaliteratura.com.br

Outro e-mar onde vale a pena navegar é a Aliás, uma revista eletrônica de cultura, editada por Elaine Pauvolid, Anderson Luis do Vale Fonseca e Marcelo Moraes Caetano, com periodicidade trimestral. A edição atual tem contos desse autor que vos fala e de Silvana Guimarães; resenha sobre Dedo de Moça – a coletânea das Escritoras Suicidas; os poetas Luciano Garcez, Marcelo MoraesCaetano e Virna Teixeira, que lançaram seus livros este ano; e também conversa, discute e debate artes plásticas, cinema, música, etc. Caminhando entre várias linguagens, Aliás vai estabelecendo diálogos. E segue sempre com seu ótimo slogan: Aliás, goze!
Revista Aliás - http://www.aliasrevista.net/ - Aliás, revista eletrônica de cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário